sexta-feira, 26 de setembro de 2008

Práticos e Praticagem

O que é Praticagem?
É um serviço ininterrupto de auxílio ao navegante, disponível em áreas onde existem dificuldades ao livre e seguro tráfego de navios.

E que áreas são essas? São locais próximos de terra, nos quais navega-se em meio a perigos e ao tráfego regional, sob influência de um amplo leque de condições locais, extremamentes variáveis, tais como: ventos, estado do mar, marés, correntes marinhas, visibilidade restrita, entre outras.

O Prático:
Um Prático direciona e controla os rumos de uma embarcação próximos à costa, ou em águas interiores desconhecidas do Comandante de uma embarcação, ou ainda aconselha o comando com este propósito. Um Prático freqüentemente é um marítimo com conhecimento das águas em que atua, com uma habilidade especial de embarcações. É esperado de um prático integrar a profundidade com a geografia do local, o clima e informações do tráfego de embarcações a fim de efetuar passagens seguras com outras que por ventura cruzarem.

É importante salientar que o Comandante sempre será o responsável pela segurança da embarcação, incluindo as ações do Prático.

Fonte: http://www.lagoadospatos.com.br/praticagem.asp

Informação das manobras

CHEGADAS:
- Informa todos os navios que chegam a Porto Alegre, Canoas ou Triunfo (Cais Navegantes, Terminal Tergasul ou Terminal Santa Clara, respectivamente), com o prático a bordo.

SAÍDAS:
- Informa todos os navios que estão saindo de Porto Alegre, Canoas ou Triunfo (Cais Navegantes, Terminal Tergasul ou Terminal Santa Clara, respectivamente), com o prático a bordo.

MANOBRAS:
- Informa todos os navios que mudam de localização, seja dos Terminais para as Áreas de Fundeio (veja explicação no tópico abaixo) ou vice-versa, com o prático a bordo.

26/09: VENUS GAS

Comprimento: 122,57m Boca: 15,52m Bandeira: Libéria